Suculentas raras para cultivar
As suculentas são as plantas queridinhas de muita gente, principalmente quando o assunto é decoração. Isso porque elas possuem diferentes formatos, cores e tamanhos, além de deixarem os ambientes acolhedores. As suculentas raras são ainda mais especiais devido aos seus detalhes únicos.
1.Suculenta Janela Estrela (Haworthia Cuspidata Variegata)
Esse tipo de suculenta apresenta folhas carnudas, duras, verde-escuras ou amareladas, podendo ter linhas mais claras. Também possui lindas flores brancas que encantam os cultivadores. Ela é conhecida como janela de estrela por causa de seu formato. Ainda, suas flores surgem em uma haste muito fina, com menos de 0,5 cm de espessura e comprimento de até 7 cm.
Seu cultivo é considerado fácil e pode ser feito por iniciantes. Precisa ser protegida do sol direto e de temperaturas abaixo de -4 ºC. No verão, necessita de duas irrigações por semana, nas outras estações, pede água quinzenalmente.
2. Echeveria Purpusorum White Form
Essa suculenta é uma variação rara da Echeveria Purpusorum mais “comum”. A White Form apresenta uma coloração branca com contornos em vermelho e detalhes incríveis. Nativa do México, ela possui um crescimento lento.
O cultivo é mais fácil em regiões quentes, com temperatura entre 18 ºC e 35 ºC. É preferível cultivá-la em um ambiente arejado e com umidade média. Ela não precisa de muita água, então, nada de deixar o substrato encharcado! No inverno, é interessante suspender a rega.
3. Suculenta Orelha-de-Coelho (Opuntia Microdasys)
Basta observar a suculenta para entender o porquê de seu nome! A planta possui uma grande folha central e duas outras folhas menores nos dois cantos superiores, o que se assemelha muito com as orelhas de um coelho. A Opuntia Microdasys precisa de muita sol diariamente, ela suporta temperaturas de até 30 ºC. Opte por colocar essa suculenta rara em locais onde ela fique bem iluminada, perto da janela, por exemplo. No inverno, ela entra em estado de dormência.
A suculenta orelha-de-coelho não precisa de regas frequentes e não requer muita umidade. Então, antes de realizar a rega, certifique-se de que a terra esteja completamente seca. Essa planta não deve ser fertilizada durante o inverno, o ideal é fertilizá-la a cada duas regas.
4. Suculenta Pedra (Conophytum Globosum)
A suculenta pedra é originária do Sul da África e natural de regiões pedregosas. Seu nome se dá devido ao seu formato, muito parecido com uma pedra. Ela é composta por apenas duas folhas redondas e pequenas, além de possuir o topo achatado. Apesar de sua aparência rígida, que lembra uma rocha, durante o outono, ela floresce.
A Conophytum Globosum é uma das suculentas mais raras! Um dos motivos para isso acontecer é devido ao seu cultivo extremamente difícil. Sua propagação só ocorre por meio de sementes.
5. Suculenta Dente de Tubarão (Crassula Red Pagode)
A Crassula Red Pagode é uma suculenta extremamente bonita! Possui folhas em formatos triangulares pontiagudas, que se assemelham aos dentes de um tubarão. Como a maioria das suculentas raras, essa planta necessita de exposição solar. Sua cor pode mudar de verde-escuro para amarelo-claro e apresentar detalhes em vermelho nas suas extremidades.
Para cuidar de suculenta dente de tubarão, é preciso de um solo arenoso, leve e com boa drenagem, pois o excesso de umidade pode comprometer a planta. A rega deve ser feita apenas quando o solo estiver totalmente seco. Após a floração, ela soltará mudas que podem ser podadas e replantadas, formando um vaso com rosetas compactas.
Suculentas raras para cultivar
6. Tephrocactus Articulatus
Uma suculenta rara que chama a atenção devido ao seu formato diferenciado. A planta fica baixinha, por isso, é perfeita para ser cultivada em vasos. Possui um crescimento ereto, com hastes cilíndricas ou em forma de tacos, que medem cerca de 5 cm de diâmetro e de 30 a 120 cm de comprimento.
O cultivo da Tephrocactus Articulatus não é complicado! Ela precisa do contato direto com o sol e seu recipiente precisa de um substrato com boa drenagem. Além disso, precisa de rega somente quando estiver seca, evitando deixá-la encharcada. Essa planta reage melhor em ambientes mais quentes, mas ela resiste em locais com até -2 ºC.
7. Suculenta Saca Rolhas (Corkscrew albuca)
A suculenta saca rolha é uma planta incrível. Com tons são verde azulados, ela possui bulbos que crescem em forma de mola. Sua origem é do Norte da África do Sul. Para cultivar essa suculenta, prefira ambientes com a temperatura entre 18 e 27 ºC.
Também é importante tomar cuidado com a umidade, que precisa estar sempre entre 40 e 50%. Então, mantenha o substrato minimamente úmido, e não precisa regar constantemente! Além disso, aplique uma dose ligeira de adubação de 2 a 3 vezes durante a primavera. Uma dica extra é realizar limpezas e podas regulares na planta.
8. Jade Chinês (Sinocrassula Yunnanensis)
Conhecida popularmente como Jade Chinês ou Suculenta Ouriço, a Sinocrassula Yunnanensis é originária da província de Yunnan, na China. Ela possui um formato muito encantador, parecido com rosas organizadas em várias camadas. Sua coloração pode variar entre verde-escuro e verde-claro. As folhagens são cobertas por um fina de camada de pelinhos. O tamanho pode chegar a 10 cm de altura e 3,5 cm de diâmetro.
Essa suculenta rara possui um ciclo de vida curto. Ela nasce, cresce, floresce e, logo em seguida, morre. Seu cultivo pode ser feito em sol pleno ou na sombra. Se feito no sol, sua coloração tenderá para o verde-escuro, já na sombra, para o verde-claro. Escolha um substrato que tenha uma boa drenagem e consiga manter a umidade. Não utilize água em excesso! Durante o inverno, é interessante diminuir a quantidade de regas.
9. Suculenta Coração (Hoya Kerrii)
Essa suculenta é uma das queridinhas na hora de decorar um ambiente. Seu formato de coração é muito charmoso e encantador. Ela possui uma tonalidade verde-clara e folhas brilhantes. A Hoya Kerrii tem uma natureza trepadeira e pode atingir até 4 metros.
Para o cultivo ser efetivo, é preciso deixar a planta em um ambiente com iluminação difusa ou meia-sombra. Evite o sol direto para não causar queimaduras. O solo deve ser enriquecido com matéria orgânica, drenável e irrigado regularmente. Cuidado com o excesso de água, pois a planta é acostumada com ambientes mais secos.
Suculentas raras para cultivar
Lançamento Avenida Indianópolis Saffire
10. Lithops Karasmontana Top Red
Lithops é uma espécie de suculenta com uma beleza bastante excêntrica. Seu visual é composto por pequenas folhas com aspecto de pedra. Também conhecida como “Pedras Vivas”, ela é originária do deserto da África do Sul. Sua coloração chama a atenção, pois varia bastante entre uma planta e a outra. Suas raízes são compridas, por isso, plante-a em um vaso fundo.
A suculenta Lithops precisa ser cultivada em um local com bastante claridade, bem como receber luz solar pelo menos 5 horas por dia. Sem esse cuidado, a planta pode parar de se desenvolver e perder a sua forma natural. Nos períodos de rega, é necessário regar apenas quando o substrato estiver completamente seco. Evite regar durante a troca de folhas. Independentemente da estação, quanto menos material orgânico o seu substrato tiver, melhor para o seu desenvolvimento.
11. Suculenta Folha de Concreto (Titanopsis Calcarea)
Como a maioria das plantas, seu nome se dá devido a sua aparência. Rugosa e áspera, as folhas dessa suculenta parecem incrustações minerais, como um concreto. Ela utiliza a sua aparência para se camuflar, assim, sua presença passa despercebida em meio às rochas.
O cultivo é parecido com os outros já mencionados. Ela prefere ambientes mais iluminados e clima quente ameno. Nada de exageros na rega, apenas quando o solo estiver totalmente seco. Caso necessário, invista em nutrientes extras para fazer a planta vingar.
Suculentas raras para cultivar
12. Suculenta Cebola de Hambúrguer (Conophytum Burgeri)
Conhecida como cebola de hambúrguer, essa suculenta é uma espécie de planta sul-africana. Possui uma beleza única e produz uma flor roxa, que exala um perfume agradável. Tem uma pequena fissura no topo do corpo e sua epiderme é lisa, brilhante e translúcida. Sua cor pode variar do verde-claro ao roxo. Seu crescimento é lento e pode durar anos.
Para seu cultivo, durante o crescimento, é importante o solo estar sempre seco entre as regas. Ela possui um período de dormência, nessa época, regue apenas se a planta começar a murchar. A Conophytum burgeri pode receber água em intervalos de uma semana ou duas. Ela precisa de luz solar direta e abundante para sobreviver. Durante a noite, coloque-a em um ambiente com temperatura mais baixa e boa ventilação.
13. Suculenta Pequena Jóia (Pachyphytum compactum)
Essa suculenta rara Pequena jóia é uma espécie originária do México. Suas folhas multifacetadas são belas, com uma organização em forma de roseta, lembrando uma pedra preciosa. Ela possui uma espessura bem densa e sua cor varia do verde-claro ao acinzentado, com pontas avermelhadas.
A Pachyphytum compactum pode ser exposta à luz solar direta, mas também pode ser colocada em um local com luminosidade indireta. O importante é ter uma certa luz incidindo sobre a planta, caso contrário, ela pode estiolar. Independentemente da periodicidade, uma nova rega só deve ser feita quando o substrato estiver completamente seco. O solo precisa ser bem drenável, de preferência arenoso.
Suculentas raras para cultivar
14. Suculenta Sempervivum
A Sempervivum é uma espécie de suculenta carnuda, que possui formato de roseta, com folhas lisas, pontiagudas, bem como cores que variam do verde ao vermelho. Seu habitat natural é entre as montanhas e rochas.
Para cultivá-la, o ideal é escolher um local que receba bastante sol. Também evite locais internos, essa espécie não gosta de espaços fechados. Durante sua fase de crescimento, garanta que o solo esteja sempre úmido, porém, após seu desenvolvimento, certifique-se de fazer a rega somente quando o solo estiver totalmente seco.
15. Suculenta Moraea Tortilis
Também conhecida como “spiral grass” (grama espiral), essa suculenta rara é muito interessante, pois possui folhas verde-claras retorcidas e encaracoladas. Essa sua característica ornamental lembra um saca-rolhas. Ela é originária da África do Sul, assim, é uma espécie muito resistente aos períodos de seca. Por isso, gosta de solos arenosos e bem drenados.
Se bem cuidada, suas folhas podem chegar a 15 cm e ficam perfeitas para decorar um jardim. Sua muda custa em torno de 150 reais.
As suculentas raras são muito encantadoras devido às folhas, cores deslumbrantes, tamanhos e formatos diferentes. Após conhecer um pouco mais sobre essas espécies encantadoras, saiba que elas são ideal para quem tem pouco espaço e pouco tempo para cuidar.
Suculentas raras para cultivar