Plantas que não precisam de sol direto

A maioria das espécies indicadas é nativa de florestas tropicais

Em primeiro lugar, é um erro pensar que existem plantas que não precisam de sol, afinal, todas dependem da luz natural para fazer fotossíntese e sobreviver. No entanto, o que acontece é que algumas espécies gostam de locais de sombra e meia sombra.

As plantas de sombra para interiores são perfeitas para decorar apartamentos e não precisam, necessariamente, ficar ao lado de uma janela ensolarada.

Nas florestas tropicais, algumas plantas se distinguem das outras porque crescem naturalmente mesmo em áreas com pouca luminosidade, como é o caso das espécies que vivem embaixo das copas das árvores.

Independente da planta escolhida, lembre-se de que todas precisam receber luz natural indireta ao menos 2 horas por dia. Afinal, nenhuma plantinha sobrevive em uma área com escuridão total o dia todo.

Para te ajudar na escolha, preparamos uma lista com 16 opções de plantas que não precisam de sol direito e gostam de sombra. Acompanhe!

Plantas que não precisam de sol forte (apenas claridade)

Plantas que não precisam de sol direto

1 – Zamioculca

Plantas que não precisam de sol direto

Zamioculca

Quando se fala em plantas para ambientes de sombra, as pessoas logo pensam na Zamioculca. Nativa da África, essa planta é resistente e não gosta de receber sol direto em suas folhas, por isso combina com um cantinho “escuro” da casa.

A espécie possui folhas suculentas e brilhantes, que são sustentadas por uma haste em forma de bastão. Sua estrutura cria reserva de água, portanto, não é necessário regar com frequência.

2 – Jiboia

Plantas que não precisam de sol direto

Jiboia

A jiboia é uma planta pendente de grande popularidade, que fica incrível sobre uma prateleira ou um móvel. A delicadeza de suas folhas não é a sua única qualidade. A plantinha é muito resistente e se adapta aos ambientes com pouca luz.

Para que a sua jiboia cresça saudável e bonita, mantenha o solo úmido, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica.

3 – Espada-de-São-Jorge

Plantas que não precisam de sol direto

Espada-de-São-Jorge

Entre as plantas que não precisam de sol forte e são fáceis de encontrar, vale destacar a Espada-de-São-Jorge. A espécie, conhecida por suas folhas rígidas e pontiagudas, suporta viver em um local com condições de pouca luz e não precisa de tantas regas.

Além de deixar o ar mais puro, a Espada-de-São-Jorge também é conhecida por repelir energias negativas, como inveja e mau-olhado. É uma planta completa!

4 – Peperomia Raindrop

Plantas que não precisam de sol direto

Peperomia Raindrop

Esta planta de porte médio é muito parecida com a Pilea, só que possui folhas em formato de coração. Você pode colocá-la sobre a mesa de jantar ou mesa de canto da sala de estar, sem se preocupar com a necessidade de luz solar direta. 

5 – Calateia Pena de Pavão

Plantas que não precisam de sol direto

Calateia Pena de Pavão

Este tipo de maranta surpreende com suas folhas ornamentais, que são desenhadas na parte da frente e no verso. A planta não requer luz solar direta para sobreviver, mas precisa de muita umidade. Logo, não a deixe em um local seco e borrife água as folhas sempre que possível.

6 – Corações entrelaçados

Plantas que não precisam de sol direto

Corações entrelaçados

Se você procura uma planta com folhas pequenas, então considere a espécie corações-entrelaçados. Ela demora para crescer, mas apresenta bom desenvolvimento em áreas sombreadas.

7 – Filodendro Brasil

Plantas que não precisam de sol direto

Filodendro Brasil

Esta planta pendente possui folhas marmorizadas, que mesclam tons de verde escuro e verde claro com harmonia.

Deixe o vaso de Filodendro Brasil em um local bem iluminado, mas não se preocupe em proporcionar sol direto para a espécie.

O seu habitat natural é o interior das florestas tropicais, ou seja, um ambiente quente e úmido. Por esse motivo o filodendro-brasil é uma das plantas indicadas para banheiros.

8 – Begonia maculata

Plantas que não precisam de sol direto

Begonia maculata

Uma das plantas que estão na moda e se adaptam bem aos ambientes sem sol direto é a Begônia maculata. A espécie possui folhas verdes com várias bolinhas brancas e o verso avermelhado, uma folhagem ornamental que confere um toque elegante à decoração da casa.

A Begônia maculata gosta de substrato fértil e ambiente úmido, portanto, mantenha uma frequência de regas para manter a plantinha sempre bonita. 

9 – Bambu-da-sorte

Plantas que não precisam de sol direto


Bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte, que na verdade pertence à família Dracaena, é a planta do momento. Ele consegue sobreviver sem muitos cuidados, por isso é uma opção interessante para iniciantes na jardinagem.

O bambu-da-sorte não gosta de receber luz solar direta, por isso deve ser cultivado em locais de sombra. A claridade indireta é a condição perfeita para esta plantinha.

10 – Pacová

Plantas que não precisam de sol direto

Pacová

Com suas folhas grandes, largas e brilhantes, o pacová é uma das plantas que não precisam de sol forte. Muito pelo contrário, a incidência de luz solar direta pode queimar a folhagem, então não é indicado.

Desta forma, cultive o seu pacová em uma área bem iluminada e de sombra. Além disso, não exagere nas regas, pois um solo encharcado faz mal para a planta.

11 – Samambaia

Plantas que não precisam de sol direto

Samambaia

Em ambientes de pouca luz e muita umidade, como cozinhas e banheiros, a samambaia é uma boa opção. A plantinha sobrevive em ambientes de sombra, mas não suporta o ar seco. Então, sempre que possível, borrife água nas folhas.

12 – Alocasia Amazônica

Plantas que não precisam de sol direto

Alocasia Amazônica

Outra planta ornamental que merece lugar na sua casa é a exótica Alocasia Amazônica, conhecida por suas folhas grandes com tom de verde escuro e nervuras em branco e prata.

A espécie gosta de receber regas frequentes, mas não requer sol o dia todo para se manter sempre bonita.

13 – Anthurium salvinii


Anthurium salvinii

Se você procura uma folhagem exótica e exuberante, então considere o Anthurium salvinii. A espécie é conhecida por suas folhas largas, grossas e com coloração verde escuro. Sua saúde depende de regas frequentes e muita claridade.

14 – Café de salão


Café de salão

A Aglaonema, popularmente conhecida como café de salão, é uma planta que se parece muito com a comigo-ninguém-pode, com a diferença de não ser tóxica para crianças ou animais.

Essa folhagem é considerada fácil de cuidar e suporta até mesmo um clima mais seco dentro de casa.

15 – Lírio-da-paz


Lírio-da-paz

om folhas brilhantes e imponente, o lírio-da-paz é uma das melhores plantas para interiores com pouca claridade. No entanto, lembre-se de manter uma frequência de regas e manter o local com alta umidade.

Outra vantagem da espécie é sua capacidade de tolerar luz fluorescente, por isso ela também faz parte da lista de plantas para home office.

16 – Aspidistra


Aspidistra

Por fim, para fechar a nossa lista de opções, temos a Aspidistra. A espécie é conhecida por suas folhas grandes e com tom de verde vivo.

A plantinha fica confortável na sombra e suporta temperaturas oscilantes. Então, se você tem um quarto mais escuro, considere incluí-la na decoração.

Além de purificar o ar, as plantas trazem cor, vida e alegria para dentro do lar. Portanto, considere ter alguns exemplares fáceis de cuidar e que precisam de pouca luz nos diferentes cômodos da sua casa.

Plantas que não precisam de sol direto